O Que é Renda Fixa e Como Investir.

Você está visualizando atualmente O Que é Renda Fixa e Como Investir.
Renda fixa é o tipo de investimento mais popular entre os brasileiros.

A renda fixa é o gênero de investimento mais popular entre os brasileiros, isso porquê oferece retornos previsíveis e geralmente mais estáveis em comparação com a renda variável. Ela é chamada de “fixa” porquê as condições de remuneração são conhecidas no momento da aplicação, seja por meio de taxas de juros pré-definidas ou indexadas a algum indicador econômico, como a inflação, taxa selic, etc. Mas não se engane, a renda variável varia, e essa variação também pode gerar bons lucros. Veja a seguir.

Categoria de Ativos de Renda Fixa

Ativos da renda fixa
Confira os produtos da renda fixa

Existem diversos tipos de ativos de renda fixa, cada um com suas características específicas. Os rendimentos e prazos variam de ativo para ativo, portanto, defina uma meta simlples e clara do que deseja alcançar com seus investimentos. Por exemplo: juntar dinheiro para faculdade, trocar de carro ou comprar um, reformar a casa, etc.

Títulos públicos

São títulos de dívidas emitidos pelo governo, o Tesouro Nacional. São considerados de baixo risco por ser uma dívida com a união, logo as chances de receber o valor total investido mais os rendimentos são maiores. Na prática, quem compra título público está emprestando dinheiro diretamente ao governo para fazer as engrenagens da máquina pública girar. Os títulos públicos incluem o Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro Pre-fixado e Tesouro Pós-fixado.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Os CDBs são certificados emitidos por bancos, oferecem uma taxa de juros que pode ser prefixada, pós-fixada, (geralmente atrelada ao CDI) ou híbrida (parte prefixada e parte pós-fixada). Se nos títulos públicos você empresta dinheiro ao governo, no CDB você empresta diretamente aos bancos para financiarem suas operações. Os CDBs estão disponíveis na maioria dos bancos e por isso se torna uma porta de entrada para a renda fixa.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

LCI são ativos lastreados em empréstimos do setor imobiliário. O que se destaca e chama atenção de iníco de modo que se torna muito atrativo é a isenção do imposto de renda, mas essa isenção aplica-se apenas para pessoa física. Portanto, no final das contas apenas por existir essa isenção, proporciona um retorno maior que outros ativos.

LCA (Letra de Crédito Agrícola)

Assim como o LCI, o LCA também é isento de imposto de renda e, por si só se torna bastante interessante. LCA são ativos lastreados em crédito do setor agrícola. A LCA é o mecanismo utilizado para captar recuros para o setor do agronegócio. Seja para produtores ou coorporativas. O empréstimo pode ser utilizado na produção ou benficiamento da mesma.

Debênture

Se com os Títulos do Tesouro você empresta para o governo, com Debênture você empresta para empresas. Debênture são títulos de dívida emitidos para as empresas captarem recursos. Podem oferecer rendimentos maiores, mas também apresentam maior risco de crédito, as debêntures podem ser utilizadas para a empresa manter a operação ou para manutenção de dívida, que no último caso não é tão interessante. As debêntures são emitidas tanto por instituições de capital aberto quanto de capital fechado.

Vantagens da Renda Fixa

Uma das vantagens da renda fixa é a previsibilidade. O investidor sabe de antemão quanto irá receber no vencimento do título, o que facilita o planejamento financeiro para planos com prazos determinados.

Outra vantagem é a segurança. Geralmente a renda fixa oferece menor risco em comparação com ações e outros ativos de renda variável. Além disso, conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor do Crédito). Mas nesse caso deve ser consultado os ativos que são protegidos e o valores.

Acessibilidade. Títulos de renda fixa oferecem a vantagem da acessibilidade, são facilmente encontrados em diversos bancos e simples de ser entendido. Mas existem opções para diferentes perfis de investidor, desde os mais conservadores até aqueles que buscam maiores rendimentos.

Riscos da Renda Fixa

Risco de crédito. Refere-se à possibilidade do emissor do título não cumprir com suas obrigações de pagamento. Títulos públicos têm menor risco de crédito em comparação com debêntures de empresas. Para os bancos, por exemplo, existe o índice de basileia que mede a saúde financeira do banco e diminui o risco de crédito.

Risco de Mercado. Variações nas taxas de juros e outros indicadores da economia podem impactar o preço de mercado dos títulos de renda fixa. Por isso citei no ínico que renda fixa varia. Mas desde quê você não venda o título antes do tempo determinado, isso não será problema. A seguir mostrarei como você pode ganhar dinheiro com essa variação.

Risco de liquidez. Embora seja baixo alguns títulos podem ter menor liquidez, dificultando a venda antes do vencimento, podendo gerar perdas significativas. Liquidez é a capacidade de trocar algo rápido por dinheiro sem perdas. Nesse exemplo, imóvel apresenta liquidez muito ruim, visto quê, para vender rápido teria que ser muito abaixo do preço real.

Como Fazer o Dinheiro Render Mais na Renda Fixa

Aproveitar as Taxas de Juros. Em momentos onde os juros estão altos a renda fixa se torna muito atraente. Geralmente fala-se que o Brasil é o páis dos rentistas, isso devido as altas taxas de juros. A taxa SELIC é a taxa que define os juros de modo geral, no atual momento, 06/2024, ela se encontra em 10,5% ao ano, o que é bom mas ja esteve em patamares maiores.

Investir em Títulos Indexados à Inflação. Títulos como o Tesouro IPCA+ é uma ótima forma de proteção contra a inflação, garantindo que o poder de compra do investidor seja mantido. Para exemplificar, se a inflação for 5% ao ano e o rendimento for igual, o poder de compra se mantém, mas com os títulos IPCA+ você faz seu dinheiro render acima da inflação.

Marcação a Mercado. Como dito anteriormente, ela pode ser prejudicial caso você venda o título fora do prazo determinado sem saber usar a marcação a mercado. Mas se utilizar da menira correta, ela se torna um meio muito promissor para ter bons retornos.

Conclusão

A renda fixa é uma boa opção de investimento para quem busca “segurança” e previsibilidade nos investimentos. Portanto, com uma boa variedade de ativos e estratégias interessantes para aumentar os rendimentos, essa modalidade é fundamental para ter uma carteira de investimentos equilibrada. Cabe a cada investidor avaliar cuidadosamente os riscos e escolher ativos de acordo com o perfil e objetivos financeiros, e assim obter os melhores resultados na renda fixa.

Deixe um comentário