Renda variável é uma modalidade de investimento no qual os rendimentos não são fixos e podem variar ao longo do tempo. Mas entender o que é renda variável não é uma tarefa impossível, veja a seguir. Diferentemente da renda fixa, onde os retornos são previsíveis e conhecidos no momento da aplicação, na renda variável os ganhos ou perdas dependem de diversos fatores do mercado financeiro e economia de um país. Esse tipo de investimento pode proporcionar altos retornos, mas também envolve um risco relativamente maior.
Classes de Ativos de Renda Variável
Agora você já entende o que é renda variável, vou te mostrar a seguir algumas classes de ativos da renda variável, como seu dinheiro pode render mais com renda variável e alguns riscos envolvidos.
Ações:
São pequenas frações de uma empresa. Imagine uma pizza, cada fatia representa uma ação. Ao comprar ações, o investidor se torna “sócio” da empresa e pode participar dos lucros através de dividendos, valorização das ações, recompra de ações, juros sobre capital próprio. Outra vantagem é que empresas listadas em bolsa tem um modelo de gestão mais eficiente e transparente, para quem deseja ter uma empresa, ou participação em uma sem ter o desejo de ser um negócio próprio, o mercado financeiro oferece oportunidades muito amigáveis.
Risco e retorno
Um dos riscos geralmente acossiado à renda variável e que chama mais atenção é a volatilidade, o que é muito bom para multiplicar o capital, mas também pode gerar grandes perdas caso o investidor não tenha conhecimento o suficiente e não siga uma boa estratégia com uma carteira diversificada.
Fundos imobiliários (FIIs)
São fundos que investem no setor imobiliário, como shoppings, edifícios comerciais, galpões logísticos, etc. Os investidores recebem rendimentos provenientes dos aluguéis e da valorização dos imóveis. Os fundos imobiliários geralmente são menos voláteis que ações. Para quem deseja receber uma renda extra mensalmente, FIIs é uma excelente maneira de ver isso acontecer na prática.
Risco e retorno
Possuem risco moderado em relaão às ações, sendo que um dos principais é a vacância, (taxa de desocupação dos imóveis). Podem oferecer rendimentos mensais, especialmente em períodos de valorização do mercado imobiliário.
ETFs (Exchange Trade Funds)
São fundos de investimento negociados em bolsa onde contém em um único ETF empresas difrentes e de setores variados. Às vezes replicam a performance de um índice específico, como o índice da bolsa brasileira (IBOVESPA). Uma das vantagens dos ETFs é que contém menos complexidade para investidores iniciantes, além disso, alguns deles oferecem de maneira muito simplificada, exposição ao mercado exterior.
Risco e retorno
Uma vantagem dos ETFs a ser levada em consideração é a diversificação e, geralmente, têm menor risco que investir diretamente em ações individuais, mas ainda assim possuem volatilidade.
Essas são as classes comuns de ativos da renda variável, mas renda variável não limita-se apenas aos exemplos citados, existem outros como: Derivativos, opções, commodities, etc. Saõ opções não tão comuns para o investidor pessoa física, portanto, irei focar no mais usual.
Criptomoedas
Criptomoedas são moedas digitais que utilizam criptografia para transações. O diferencial das criptomoedas é a tecnologia aplicada e as funcionalidades. Entre as criptomoedas destacam-se o Bitcoin e Ethereum. Entenda sobre o Bitcoin clicando no link.
Risco e retorno
Criptomoedas são altamente voláteis e algumas meramente especulativas, isso é, sem utilidade por trás do seu desenvolvimento. É uma classe de ativo que merece atenção pela capacidade de retorno sobre o capital aplicado, podendo gerar ganhos altos em pouco tempo. Clique no link para entender mais o mundo cripto.
Vantagens da Renda variável
Os investimentos em renda variável podem proporcionar retornos significativos e maiores do que investimentos em renda fixa, especialmente em períodos de crescimento econômico e valorização dos mercados. Ainda que o preço das ações se mantenha estáveis, os investidores conseguem ter lucros através dos dividendos pagos por algumas empresas e, juros sobre capital próprio.
Diversificação
A renda variável permite diversificar a carteira de investimentos em diversos setores da economia, distribuindo os riscos e aumentando os retornos. Isso se torna possível ao investir em diferentes classes de ativos e setores.
Retorno maior que a Inflação
Para quem não sabe como investir em renda variável ou não sabe o que é renda variável, conhecer a inflação é um ótimo incentivo para tomar gosto por essa área. A inflação nada mais é que a expansão monetária, em outras palavras, impressão de dinheiro. O que a inflação causa no nosso bolso é o aumnento de preços, ou como a gente percebe em alguns produtos, a diminuião da embalagem do produto. Acontece que a renda variável também é uma boa maneira de fazer seu dinheiro render mais que a inflação, consequentemente, seu poder de compra aumenta.
Participação em Resultados de Empresas
Como dito anteriromente, ao comprar uma ação você participa dos lucros e do crescimento da empresa cuja ação foi adquirida, mas nem tudo são flores, dos resultados ruins também. Por isso é importante entender o mercado, estudar para formar uma base sólida de conhecimento e assim fazer as melhores escolhas. Logicamente não iremos acertar todas, mas o ideal é que tenhamos mais acertos que erros.
Como ganhar dinheiro com Renda Variável
Logicamente no decorrer do texto isso já foi dito, mas nesse tópico vou deixar mais claro como ganhar dinheiro com renda variável.
Os ganhos em renda variável são possíveis através da valorização das ações que você comprou, essa é a forma mais visível, mas não é a única. Por exemplo, se o preço das ações compradas sobe, o investidor pode vendê-las a um preço mais alto do que o valor de compra.
Dividendos e Juros Sobre Capital Próprio
Outra forma de ser remunerado em reda variável é que empresas pagam parte dos lucros aos acionistas na forma de dividendos. Quando uma empresa tem resultado positivo das suas operações, parte dos lucros é repassada para os acionistas. Esse rendimento é uma fonte adicional de ganhos para os investidores em ações e pode gerar uma renda mensal recorrente.
Juros sobre capital próprio é outra maneira de ser remunerdao na renda variável. Cabe a cada investidor estudar, procurar entender as entrelinhas da renda variável e assim aproveitar o que ela oferece de melhor.
Rendimentos de Aluguéis (FIIs)
Os compradores de fundos imobiliários recebem rendimentos periódicos provenientes dos aluguéis dos imóveis que compõem o fundo. A amior parte do lucro das operações desses fundos são obrigatoriamente repassadas aos investidores. O mais usual é o repasse mensal, por isso FIIs é uma ótima fonte de renda mensal. Mas o lucro pode ser pago mensal, trimestral, semestral… cada fundo adota o seu modelo.
Staking e Mineração de Criptomoedas
Para as criptomoedas, os investidores podem obter ganhos através valorização das cripto e do staking (mantendo moedas em uma carteira digital) ou mineração (processo de validação de transações).
Conclusão
A rendanvariável oferece oportunidades distintas de investimento com alto potencial de retorno, mas também exige bom entendimento do mercado e uma gestão cuidadosa dos riscos.
É difícil um faxineiro ficar rico com a remuneração do seu trabalho, desde que ele seja novo e faça aportes recorrentes em boas empresas isso é perfeitamente possível no mercado financeiro. No mercado financeiro as nossas emoções contam muito, ter o conotrole delas é fundamental para o sucesso. O melhor dia para começar a investir foi ontem, hoje é o segundo melhor. Na corrida dos juros compostos o tempo é um fator decisivo, portanto comece agora! Investir é para todos.